Arquivos do blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Liberdade de pensamento e expressão!

Cultivo, desde muito tempo, a idéia de que é impossível educar sem conhecer o perfil dos alunos e sem se envolver de alguma forma. Acredito que, como educadores, somos uma das engrenagens da sociedade que tem papel fundamental para a promoção de um futuro melhor e a melhor forma de fazer com que realmente aconteça é multiplicando o que sabemos e também o que aprendemos de bom no dia a dia com nossos alunos. Se queremos uma sociedade melhor precisamos nos esforçar para mostrar aos nossos ouvintes que ler muito, pesquisar e ser exigente com o nível de informação disponível na mídia, principalmente, é o caminho mais correto.
A discussão deste momento é sobre o poder que a mídia televisiva tem sobre o pensamento critico das massas e como isto se reflete na relação entre educadores e alunos. Será que a qualidade da programação disponível nos canais abertos contribui positivamente para ampliar os horizontes de seus ouvintes? Porque é tão importante manter as pessoas entretidas quase o dia inteiro? Os assuntos abordados são apresentados com a intensidade certa? Existe uma linha de comunicação, mesmo fina, que sugere à sociedade a importância do ato de ler um bom livro ou um bom jornal? Porque muitos dos melhores programas - mais inteligentes e instigantes - passam somente nas madrugadas? As pessoas demonstram estar cientes de onde vem e para está indo a sociedade moderna?
Televisão, internet, jornais, revistas e livros trazem a informação para as pessoas. Informação bem trabalhada transforma-se em conhecimento. Conhecimento gera muito poder para quem o buscou e o poder paga o preço da liberdade de pensamento e expressão que tanto precisamos manter para não nos incluirmos no mundo de alienados que muitos gostariam de criar.

Conhecimento é poder!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário