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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Construindo o poema


Construindo O Poema

http://mpbsapiens.com/aprender-a-fazer-poemas/
Vida que passa…
Vida que é para ser vivida…
Ser sentida, absolvida.
Era para ser assim, porém!!!
Vida trabalhosa, prazerosa,
Aos olhos dos vizinhos.
Esse é um poema, passado a mim num comentário da Priscila, para que ganhe
moldes de Poema Regular ou Irregular, submetido às regras da Ciência
Poética. Analisemos os versos:
Vi / da / que / pas / sa
Este primeiro verso não tem qualquer outra possibilidade métrica. Tem quatro
sílabas e, pelo jeito, está acentuado nas sílabas 1 e 4.
No segundo verso temos duas possibilidades métricas:
Vi / da / que / é / pa / ra / ser / vi / vi / da – 9 sílabas
Vi / da / que-é / pa / ra / ser / vi / vi / da – 8 sílabas
No terceiro verso temos três possibilidades métricas por dois motivos:
1- Há uma possibilidade de contrair, em Crase, a última sílaba do termo
Sentida, com a primeira do seguinte Absolvida; numa só Sílaba Poética.
2 – O termo Absolvida pode ter duas possibilidades métricas: Ab/sol/vi/da e
A/bi/sol/vi/da; podendo apresentar 4 ou 5 sílabas, o que chama Diérese.
Ser / sen / ti / da / ab/ sol / vi / da. – 7 sílabas
Ser / sen / ti / da / a / bi/ sol / vi / da. – 8 sílabas – Diérese
Ser / sen / ti / da-ab/ sol / vi / da.- 6 sílabas – Crase a+a
Ser / sen / ti / da-a / bi / sol / vi / da.- 7 sílabas – Crase + Diérese
Nos demais versos não há qualquer possibilidade outra de métrica:
E / ra / pa / ra / ser / as / sim, / po / rém!!!  – 9 sílabas
Vi / da / tra / ba / lho / sa, / pra / ze / ro / sa,  – 9 sílabas
Aos / o / lhos / dos / vi / zi / nhos. – 6 sílabas
Fazendo alguns ajustes no texto, encontrei essa possibilidade em Versos
Regulares (mesmo comprimento).
Es / sa / vi / da-a / li / e / na / da
Que / se / vi / bra-e / a / lu / ci / na
É /  / a / vi / da / pas / sa / da
A / lim / po / pra / ser / vi / vi / da
Sen / ti / da-e / a / bi / sol / vi / da
Se / e / ra / pra / ser / as / sim
Tra /ba / lho / sa-e / pra / ze / ro / sa
Por / que / há / vi / zi / nho-em / pro / sa
Sem / se / quer / sa / ber / de / mim?
Ou, em Versos Irregulares, obtive uma outra possibilidade, que mesclou a
minha primeira estrofe regular, com uma segunda estrofe, irregular, mas que 
apresentou coerência métrica e rítmica , ao combinar versos com 9 e 6 sílabas.
Perde-se um pouco nas Rimas, mas ganha-se em impacto textual:
Es / sa / vi / da-a / li / e / na / da
Que / se / vi / bra-e / a / lu / ci / na
É /  / a / vi / da / pas / sa / da
A / lim / po / pra / ser / vi / vi / da
Sen / ti / da-e / a / bi / sol / vi / da
E / ra / pa / ra / ser / as / sim, / po / rém!!!
Vi / da / tra / ba / lho / sa,/ pra / ze / ro / sa,
Aos / / lhos / dos / vi /zi /nhos.
O segredo está em sempre Escandir o texto original, observar as chances de 
se formar Sílabas Poéticas, pelas regras das fusões sonoras das sílabas
gramaticais, apresentar um modelo métrico coerente e, principalmente, ao
ler em voz alta, acentuar corretamente às sílabas tônicas que se escolheu para
determinar o Ritmo Poético, conhecido também por Cadência.

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