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Vida que passa…
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Vida que é para ser vivida…
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Ser sentida, absolvida.
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Era para ser assim, porém!!!
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Vida trabalhosa, prazerosa,
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Aos olhos dos vizinhos.
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Esse é um poema, passado a mim num comentário da Priscila, para que ganhe |
moldes de Poema Regular ou Irregular, submetido às regras da Ciência |
Poética. Analisemos os versos: |
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Vi / da / que / pas / sa |
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Este primeiro verso não tem qualquer outra possibilidade métrica. Tem quatro |
sílabas e, pelo jeito, está acentuado nas sílabas 1 e 4. |
No segundo verso temos duas possibilidades métricas: |
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Vi / da / que / é / pa / ra / ser / vi / vi / da – 9 sílabas |
Vi / da / que-é / pa / ra / ser / vi / vi / da – 8 sílabas |
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No terceiro verso temos três possibilidades métricas por dois motivos: |
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1- Há uma possibilidade de contrair, em Crase, a última sílaba do termo |
Sentida, com a primeira do seguinte Absolvida; numa só Sílaba Poética. |
2 – O termo Absolvida pode ter duas possibilidades métricas: Ab/sol/vi/da e |
A/bi/sol/vi/da; podendo apresentar 4 ou 5 sílabas, o que chama Diérese. |
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Ser / sen / ti / da / ab/ sol / vi / da. – 7 sílabas |
Ser / sen / ti / da / a / bi/ sol / vi / da. – 8 sílabas – Diérese |
Ser / sen / ti / da-ab/ sol / vi / da.- 6 sílabas – Crase a+a |
Ser / sen / ti / da-a / bi / sol / vi / da.- 7 sílabas – Crase + Diérese |
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Nos demais versos não há qualquer possibilidade outra de métrica: |
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E / ra / pa / ra / ser / as / sim, / po / rém!!! – 9 sílabas |
Vi / da / tra / ba / lho / sa, / pra / ze / ro / sa, – 9 sílabas |
Aos / o / lhos / dos / vi / zi / nhos. – 6 sílabas |
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Fazendo alguns ajustes no texto, encontrei essa possibilidade em Versos |
Regulares (mesmo comprimento). |
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Es / sa / vi / da-a / li / e / na / da |
Que / se / vi / bra-e / a / lu / ci / na |
É / só / a / vi / da / pas / sa / da |
A / lim / po / pra / ser / vi / vi / da |
Sen / ti / da-e / a / bi / sol / vi / da |
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Se / e / ra / pra / ser / as / sim |
Tra /ba / lho / sa-e / pra / ze / ro / sa |
Por / que / há / vi / zi / nho-em / pro / sa |
Sem / se / quer / sa / ber / de / mim? |
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Ou, em Versos Irregulares, obtive uma outra possibilidade, que mesclou a |
minha primeira estrofe regular, com uma segunda estrofe, irregular, mas que |
apresentou coerência métrica e rítmica , ao combinar versos com 9 e 6 sílabas. |
Perde-se um pouco nas Rimas, mas ganha-se em impacto textual: |
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Es / sa / vi / da-a / li / e / na / da |
Que / se / vi / bra-e / a / lu / ci / na |
É / só / a / vi / da / pas / sa / da |
A / lim / po / pra / ser / vi / vi / da |
Sen / ti / da-e / a / bi / sol / vi / da |
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E / ra / pa / ra / ser / as / sim, / po / rém!!! |
Vi / da / tra / ba / lho / sa,/ pra / ze / ro / sa, |
Aos / o / lhos / dos / vi /zi /nhos. |
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O segredo está em sempre Escandir o texto original, observar as chances de |
se formar Sílabas Poéticas, pelas regras das fusões sonoras das sílabas |
gramaticais, apresentar um modelo métrico coerente e, principalmente, ao |
ler em voz alta, acentuar corretamente às sílabas tônicas que se escolheu para |
determinar o Ritmo Poético, conhecido também por Cadência. |
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